sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Famalicão da Serra.

Escadinhas.
A videira secular.

Um só pé tanta sombra faz.

Muro de categoria.

Homenagem a antigo morador.
Pode ver melhor.




Casa muito antiga.

Peixe em janela.




Pormenor da fresta.

Tronco de uma àrvore?
Só um pé de videira.

Pé de videira secular.

Não é mentira, é só uma videira.

Casario de Famalicão.

Irei lá acima um dia .





Pormenor da varanda fechada.


Rua de entrada na aldeia.


Casa muito linda e bem conservada.


Placa de homenagem a antigo habitante desta casa.
Podem ler clicando duas vezes.


Agora bem mais perto. Para a próxima visita será melhor.

Como não pude ir às sepulturas Antropomórficas e outros locais, que me tinham falado, pois as estradas estavam intransitáveis, aproveitei para contemplar a paisagem.


Os sinos lá estavam e os fregueses do banco não arredavam pé.

Outra varanda de outro estilo. Muita coisa ficou para ver e fotografar.

É de Engenheiros e dos que arriscam o título.

Destas varandas só em Famalicão.

Outra ângulo da Igreja.

Uma Imagem que sobreviveu ao incêndio.

Sinceramente , não me choca muito, embora preferira o ...

Foi toda remodelada mas em um estilo moderno. Há quem não aprove, pois dizem e com alguma razão, que não dá a bota com a perdigota.

A Igreja Matriz, sofreu um incêndio enorme, que a destruiu quase por completo.

Pormenor dos sinos e do chão empedrado.

Terra alcantilada, com ruas muito estreitas, na sua zona central.

Fontanário.

Fomos à procura de quem nos desse, a possibilidade de ver a Igreja por dentro.

O campanário afastado da Igreja Matriz. Fregueses no banco de pedra e tapete a secar das inundações.

Na primeira curva já dentro da terra.

Tive dificuldade em chegar, pois tinha havido desabamentos de terras. Grandes pedregulhos estavam na estrada que sobe para Famalicão.

Famalicão é uma freguesia rural do concelho da Guarda, com cerca de 14,4km2 de área e com 755 habitantes.







5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Foi com grande prazer que vi novas fotos serem disponibilizadas e com melhor resolução.
Meus pais nasceram em Famalicão da Serra, mas vieram para o Brasil no início dos anos 50.
Voltaram a passeio em 1971, e agora podem apreciar pela tela do computador essa aconchegante aldeia nos dias atuais.
Muita coisa mudou, mas outras nem tanto.
Devo dizer que estranhei duas coisas:
- não se vê ninguém em lugar algum. A aldeia parece deserta.
- não se vê nenhum comércio, loja, etc., por mais simples que seja.
Minha mãe diz que existia um pequeno riacho que cortava a cidade. Ele ainda existe ou foi canalizado ?
Gostaria que mais fotos fossem publicadas em breve.
Muito obrigado por nos proporcionar essas belas imagens !

21 de março de 2009 às 02:24  
Anonymous Daniel Rocha disse...

Sr Carlos Alberto:

Existem alguns comércios e cafés. Realmente não existe muita gente na Aldeia, pois as decisões para manter a juventude são poucas ou mesmo nenhumas. Só com muita vontade e paciência conseguimos cá ficar.

Caso pretenda outras fotos e mesmo informações sobre a sua família, talvez o possa ajudar.

d_a_n_rocha@hotmail.com

28 de março de 2009 às 02:25  
Anonymous AMS disse...

Boa tarde,

Encontrei po acaso este blog e foi com surpresa e até com uma certa nostalgia que revi esta linda aldeia.

Desde que faleceu meu avô em (Dezembro de 2003)nunca mais arranjei coragem para voltar a Famalicão da Serra, apesar de adorar a aldeia e de ter aí familía.

Todas as fotos colocadas são-me familiares... revi a rua onde mora a minha avô, e até, a rua onde morou minha tia-avô (infelizmente também ela já falecida).

Todas as fotos invocam memórias felizes e tempos saudosos...

30 de junho de 2009 às 14:42  
Anonymous Eduardo Santos Carneiro disse...

Muito interessantes estas fotografias de Famalicão da Guarda...
cumprimentos
Eduardo Santos Carneiro
http://emsc.wordpress.com/2009/04/07/vila-nova-de-famalicao-portugal/

1 de agosto de 2009 às 18:52  
Blogger Unknown disse...

Minha família ainda tem uma casa en Familicao da Serra. Minha mãe é Maria Lilia Almeida Lopes. Eu planeio em visitar este ano com minha família. Há qualquer coisa que eu devo saber? Eu não visitei em 11 anos.

6 de maio de 2010 às 03:23  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial