sábado, 26 de janeiro de 2008

Trinta

Uma das ruas centrais desta aldeia.

Agradecia que me avisassem, se virem algum erro ou imprecisão e queiram ajudar a melhorar o blog.
Casa boa e restaurada.

Rua apertada com casas típicas a precisar de carinho.

Coisa antiga talhada na pedra.

Capela... com sino, na parte baixa da terra.

Corria água, quando por cá passei.

O carro é que podia ter estacionado noutro sítio assim ficou na fotografia.

Aqui fica mal estacionado.

Altar Mor .

Altar Mor de longe.

Aqui vinha a banda tocar.

A porta da Capela estava fechada, mas há sempre, o recurso à boa vontade.

O portão está fechado, mas a porta está aberta.

A imagem idêntica, que acompanha o "Filipão".

Outro altar.

Perdi os apontamentos ,dos nomes dos Santos e das Igrejas, agradeço que me ajudem.

Algumas imagens desta capela, deviam ser acauteladas.

Recanto e escadas para um púlpito.

Entrada de uma Capela...

Jardim até à porta se faz.

Altar lateral.

A nave da Igreja,o púlpito e no fundo o Altar.

Visão geral do interior desta Igreja.

A Pia Baptismal.

Altar lateral.

A igreja vista do lado do altar.

As senhoras, que tiveram a gentileza, de me acompanharem.

Pormenor do altar .

Altar Mor e tecto.

Pormenor do altar.

O jardim envolvente da Igreja.

Outra Capela.

Esta aldeia esta rodeada de rochas, há quem aproveite, alguns dos seu recantos.


Com dois pedregulhos à porta.

A rua era e é, íngreme.

Roupa a corar.

Por qual das ruas vamos?

Esta rua é smpre a direito, deve ser das poucas.

O largo central, há sempre um assim, como a rua sem saída e a direita.

O Central sempre presente, em terra Portuguesa.

A Igreja Matriz.

Também é necessário.

Esperemos que não feche.

O jardim envolvente.

A disposição do eco ponto não ofende ninguém.

Vamos lá ver se também fecha.

A visão de um quintal.

Avenida de entrada.

Uma fábrica e placas de sinalização.

Terra de pedras,dá homens robustos e vinho forte.

Pode-se entrar, mas convém bater à porta.

Deve ser o carro do dono da casa.

Vista da terra ao longe.

A vista que encanta.

No fundo da ravina, as quintas não resistiram, ou os homens desistiram de lutar.

Tem que se parar, para contemplar esta paisagem.

Gostava de ser águia e voar.

Bem não falta tudo, pois sou do Benfica.

Cá está a terra que vamos visitar.

Trinta é uma freguesia rural do concelho da Guarda, com 7,12km2 e 497 habitantes.

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Parabens, me fez lembrar a linda terrinha de meus pais e toda minha familia que la nasceu, fiquei emociado ao relembrar as belas paisagens, pois fui la em 2006 e ja estou com saudades. tenho algumas fotos se quiser mandarei posteriormente. meu email: vitormfr@bol.com.br

21 de maio de 2008 às 00:28  
Anonymous Anónimo disse...

Ola,
A capela com a porta aberta e o portao fechado ê a Capela de Nossa Senhora das Candeias.
A outra capela, ficando ao meio da subida do castelo, e a Capela do Espirito Santo.
Obrigado por estas fotos... A 7 anos que nao la fui, fez-me prazer ver a terra dos meus pais.

14 de novembro de 2008 às 13:02  
Blogger Unknown disse...

OLa,
Gostamos muito das suas fotos.
Minha familia e toda dessa aldeia e estivemos la este ano para a Festa de Nossa Senhora do Soito, no dia 08 e 09 de agosto.
A Nossa SEnhora de Aparecida que aparece nas fotos esta na Capela de Nossa Senhora das Candeias e foi doada pelo meu tio aqui do Brasil, Anibal da Silva Pacheco.
Tenho algumas fotos recentes e posso envia-las para voce.
Parabens pelo Blog
Sueli

11 de setembro de 2009 às 22:00  
Anonymous Anónimo disse...

ola
sou dos trinta e adorei
é pena nao ter as nossas casas
obrigado por lembrar o nosso patrimonio!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 de fevereiro de 2010 às 12:45  
Blogger Sara disse...

Olá, estou a fazer um trabalho de uma dança de roda que é dos trinta é um trabalho de escola !
A dança chama-se Passe Passe.
Gostava que me pode-se ajudar ...
Gostava de saber como e em que ano foi criada,qual o motivo da sua origem, para quem foi criada, com que objectivo, a sua utilização ao longo dos tempos.
Espero pela sua resposta .
Deixo o meu e-mail;: xara_antunex17@hotmail.com

Ps: Gostei de ver estás imagens .

27 de novembro de 2010 às 13:28  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial