domingo, 27 de janeiro de 2008

Pêro Soares.

A sede da Junta de Freguesia.
Esta freguesia rural do concelho da Guarda tem 2,80 km2 de área e 89 habitantes.


Casa muito antiga mas muito digna.

O presidente da Junta e a sua Mãe.

Dá para apreciar a colocação das pedras.

Os figos não estavam maduros.

Nas pedras se gravavam coisas para sempre.

As pedras assim colocadas, não enganam ninguém.
São história viva, que deve ser preservada.

Calçada Romana, por onde ainda se passa.
Não a danifiquem.





Pórtico de Casa Fidalga.

O presidente e a Senhora mais nova da freguesia.

Lavadouro com roupa a secar.
Uma varanda para apanhar sol.

Estas e outras imagens são uma perdição para os larápios.

Dentro da Igreja placas com oferendas.

Púlpito.
Um altar lateral. Há que cuidar destas imagens.

As imagens devem ser fotografadas e catalogadas.
O altar Mor.

O Altar e a arco de entrada.

Pia Baptismal .

Lápides de pedidos e oferendas.
Igreja Matriz.

Campanário.

Corre água há muitos anos.

Lá longe a serra.

A igreja Matriz.

A escola fechada.
O que se pode ver.

Já cá chegámos.
Terei que cá voltar, ficaram muitas coisas, por ver e fotografar.

De longe uma aldeia.

A estrada qual serpente, vai de terra em terra.

Lá vai ela unindo terras perdidas na serra.

Estação de tratamento de Pêro Soares.
Pormenor da estação de tratamento.

Estação principal de tratamento para várias aldeias.

Central de tratamento.
Uma aldeia ao longe.
Água do Caldeirão.
Paisagem soberba.
Paisagem no caminho.
Já estou a ver um hotel com 5 estrelas com ancoradouro com barcos para passeios na barragem.
Estrada para Pêro Soares.

Fonte no caminho. Logo no desvio.

Placas que indicam os caminhos.

Antes de nos metermos ao caminho de Pêro Soares, visitamos esta escola encerrada.
Na estrada da Guarda -Porto da Carne.
Escola encerrada.

Se houver incorrecções é favor alertarem-me, para as corrigir.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Boa noite!
Não sou adepta de escrever comentários em bloggers, mas este, este deixou-me com uma lágrima no olho.
Pero Soares é a terra dos meus pais e também a minha terra.
Por vezes esqueço-me da beleza desta terra...mas é bom que existam pessoas que façam este tipo de divulgação.
Tou de facto muito emocionada e feliz.
Obrigado por todo o esforço e por este trabalho mágnifico!!!

2 de setembro de 2008 às 00:17  
Anonymous Anónimo disse...

Boa Noite...
Fico contente em não ser a única adorar esta terra, que por várias razões, é uma das coisas mais impoortantes da minha vida. Após uma consulta para um projecto, deparei-me com o seu blogue, e.... infelizmente.... com algumas incorrecções na legendagem das imagens, assim como outros aspectos. Mas fico contente por pyublicar e realçar a beleza desta minha, Nossa terra.

Carina Almeida

5 de maio de 2009 às 23:26  
Anonymous Anónimo disse...

ola! eu tenho uma casa em pero soares. a casa grande cor de rosa. a placa da igreja tem o nome de um familiar meu. manuel caroca. a minha familia vai a pero soares frequentemente e eu tambem, ja ha bastantes anos. excelente trabalho.e uma terra BELISSIMA que deve ser adorada mas ha bastantes aspectos que nao se encontram aqui mas que deviam estar, como a fonte do largo da igreja, etc... fico muito contente por isto ter sido publicado

8 de junho de 2009 às 17:35  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial